Pages - Menu

domingo, 19 de março de 2023

No dia de São José se chove eu lembro de Mamãe



Eu lembro que em Boa Hora o dia sempre começava cedo, aliás como era comum ao homem do campo, onde no meio rural a vida começa antes do sol debruçar seus raios sobre a nossa terra. Mas, nos dias 19 de Março uma energia diferente circundava o casarão de Auta e Severino. Mamãe, devota e fiel aos ensinamentos da igreja e também aos ditados populares, dizia a mim, aos meus irmãos e a quem quisesse ouvir: "Chuva no dia de São José é sinal de bom inverno", e eu na cabeça completava, imbuída do sentimento do sertanejo que ama a sua terra, "então também haverá de ter fartura".

E sobre fartura, o real sentido aureliano da palavra só vim compreender anos depois visto os estudos avançando, mas o sentimento eu sempre soube. Porque quando se falava em fartura, a que vinha dos céus com nome de chuva ou a que na terra com o nome de lavoura, o sorriso dos meus pais se abria, a lágrima do sertanejo escorria pelos caminhos da face e o coração, tenho certeza, se enchia do gozo da gratidão.

Hoje, os ventos me trazem a notícia de que chove em Boa Hora. Então, meus olhos por si só fazem uma viagem ao tempo e encontram mamãe e papai festejando no céu pertinho de São José. De lá, eu sei, eu sinto, eles olham para Boa Hora com alegria.

CLEUDIA BEZERRA PACHECO




Nenhum comentário:

Postar um comentário